quinta-feira, março 22, 2007

Guitarras e experiências de corda I

E eis que chegámos ao período crítico de qualquer gravação dos murangus: o momento em que o Emídio e o Luís se juntam para gravar as guitarras...
Perguntam os menos esclarecidos: "Crítico porquê? Os moços não são bons executantes? Demoram muito tempo a gravar? Não conseguem sacar um bom som do instrumento?". Não. Na verdade, eles até se desenrascam bastante bem: são rápidos (gravam muito mais rapidamente do que eu, por exemplo) e eficientes (a cada dia que passa o Emídio vai-se tornando melhor guitarrista e o Luís, apesar de se esquecer das músicas em alguns ensaios, é bastante certinho nas sessões de gravação). O temor é outro: as opções que por vezes tomam! Ainda mais porque em certos momentos nem eu nem o Bruno temos estado presentes...
Uma pequena história proveniente das sessões do "Latest Rags" talvez seja elucidativa: num dos dias em que os dois ficaram no local de ensaio até mais tarde a gravar vozes, recebi uma chamada do Luís. Eram 23h, eu estava de pantufas, a jantar, depois de um dia cansativo de trabalho. Do outro lado da linha, o Luís convidava-me para a audição de uma das músicas, que tinha as vozes já acabadas ("La Magie Paralysante"). "Tenho mesmo de ir aí? É que já estou de pantufas..." (a minha casa está apenas a 5 min. do local de ensaio...). Do outros lado, uma voz tudo menos tranquilizadora: "É que o Emídio fez aqui uns arranjos..." Ops... Huston, we have a problem! Toca a largar o jantar a meio e rapidamente calçar o que tinha a mão. Corrida até ao local de ensaio e... os piores receios confirmam-se: umas vozes em delay saídas directamente do álbum de José Cid "10000 Anos Depois Entre Vénus e Marte" tinham invadido a nossa música e circulavam, libertas, por entre a voz doce da Audrey Tautou! Um terror!
Assim, desde o fatídico dia, deixar o Luís e o Emídio sozinhos tornou-se um hábito a não cultivar.
O problema é que, nestes últimos dias, por imposições profissionais e pessoais, nem eu nem o Bruno temos conseguido conciliar os nossos horários com os das sessões de gravação. Estão portanto a ver o problema que está criado...

Väsq

2 comentários:

Ana Fonseca disse...

:)
Sendo assim, é mesmo melhor ter cuidado!

z a i d a disse...

never leave children unsupervisioned.... :-P