terça-feira, dezembro 05, 2006

Baterias_Near-Life Weather Broadcast; Single Bedroom

De novo segunda-feira e, uma semana depois, de volta à carga. Desta vez para gravar os temas mais declaradamente rock dos quatro que escolhemos. Sim: hoje fizémos o Bruno suar!

"Near-life Weather Broadcast" é uma das músicas mais simples que fizémos. A base é composta por dois acordes, tão somente, que a banda teve a habilidade de moldar de modo a criar atmosferas diferentes
. E grande parte dessas diferenças parte do Bruno e dos ritmos que faz, que tornaram a música bastante mais "groovy" em relação ao que a ideia original fazia antever.
Num dos comentários feitos a um texto publicado anteriormente, sugeriram-nos a publicação de letras (já tomámos nota, Amélia!). Enquanto não decidimos muito bem como o vamos fazer, fica aqui um excerto desta.

Summerlike, senses growing,
in bloom,
carving their will like feathers.

Summertime arrived, glowing,
a pastime,
racing this golden adder.

(to be seized for a day,
in every tic-seconds...
To live in fall
and rip off summer).

Não coloco a letra toda, pois não a tenho aqui à mão e, apesar de eu próprio a ter escrito, não me lembro muito bem do texto integral... é incrível, mas verídico... nada que não aconteça também com os outros murangus (anos e anos volvidos e o Luís ainda não sabe o nome de metade das nossas músicas; com alguma frequência, o Emídio esquece-se das letras das canções enquanto canta - particularmente as que ele escreve...) e mesmo com outras bandas: reza a lenda que, numa tournee mais ou menos recente, os REM quiseram tocar músicas dos primeiros álbuns num concerto e, por não se lembrarem dos acordes, tiveram de comprar uns livritos com os acordes das suas próprias canções, que estavam disponíveis numa qualquer loja de música (não sei se a estória é verdadeira, mas que é catita, lá isso é!)...

Ainda tivémos tempo para gravar mais uma música: nada mais, nada menos que "Single Bedroom", a última música criada pela banda e, como aludi num outro texto anterior, a primeira letra escrita em conjunto pelos quatro.
Normalmente, gravar uma música com poucas semanas e que só foi tocada ao vivo duas ou três vezes é um pouco como misturar vinho tinto com 7up; i.e., não se faz! É preciso tempo para amadurecer a música, ponderação, arranjos, etc. Desta vez, porém, quisemos subverter a ordem natural das coisas; não por vã rebeldia, mas por acharmos que, por vezes, de tanto se mastigar uma canção, perde-se a ideia inicial... E, até agora, as coisas estão a correr bem.


Väsq

3 comentários:

Anónimo disse...

Muito Obrigada!!!;))) Os REM que se cuidem, e afinal o talento e esquecimento andam sempre de mãos dadas. BOA SoRTE para os novos trabalhos. Ja agora em geito de repto, se decidicem fazer uma cover que musica e de quem escolheriam, assim de repente?! hum???!!!

Anónimo disse...

Hum... Já é difícil escolher uma a título pessoal, quanto mais em nome da banda! Posso é indicar algumas músicas que já tocámos durante todos estes anos e que de algum modo refletem o nosso gosto, colectivamente falando...
Nos primeiros anos, e em articulação com o tipo de música que fazíamos então, tocámos canções como "Uncle Pat", dos Ash, "Buddy Holly", dos Weezer, "Silver Fish", de Belly ou "Flux=Rad", dos Pavement; uns anos mais à frente, "Little Arithmetics", dos dEUS.
Já com o Luís na formação, fizemos uma versão acústica do "Enjoy the Silence", dos Depeche Mode" para participar no Termómetro Unplugged e de duas outras músicas dos 70s ("In Every Dream Home a Heartache", dos Roxy Music; e "See Emily Play", dos Pink Floyd) com o intuito de participar numa colectânea que nunca chegou a existir...
Até há pouco tempo, integrávamos nos nossos concertos uma música de Interpol, "Obstacle 1".
A última cover que fizémos, e que serviu para terminarmos alguns dos últimos concertos, foi a do "Where is my Mind", dos Pixies.

Para tocar futuramente, assim de repente... eu gostava de tocar o "Careful", de Sebadoh! Agora os outros, não sei...

Anónimo disse...

Eu sei que não vou ser muito original, visto o meu amor pelos Pixies ser mais ou menos público, mas (e apesar de já termos tocado o "Where is my Mind?") tocar músicas da banda do Black Francis é sempre algo que me dá um prazer enorme! De entre o genial reportório deles, talvez gostasse de experimentar tocar o "The Happening" (já estavas à espera desta, não é Väsq?) que é talvez a minha preferida.

Mais difícil seria tocar a que vou referir a seguir, por ser de uma banda com um ambiente muito especial e praticamente impossível de ser reproduzido por outros que não eles próprios. De qualquer maneira, é sem dúvida uma das músicas que mais me arrepiam: "Untitled # 8" (a.k.a. "Popplagid") dos Sigur Rós.

Ainda queria referir uma outra canção, talvez não tão óbvia para ser reproduzida pelos Murangus, que é o "Digital Bath" dos Deftones e que, para mim, é das melhores músicas dos últimos 10 anos, pelo menos...